Prova de Residência

O que o Discman pode te ensinar para as provas de residência

Você se lembra do Discman? Aquele velho aparelho que tocava CD pode trazer lições valiosas na sua preparação para as provas de residência. Descubra agora!

21/11/2018 Eduardo Côrtes

Você se lembra do discman? Aquele aparelho que tocava CD’s e era febre no início dos anos 2000! Não sei se já estou ficando velho, mas lembro perfeitamente de como eram valorizados aqueles aparelhos, na época, maravilhosos.


E não era para menos…


Afinal, antes do surgimento do discman, a melhor opção para ouvir música fora de casa era ter um jurássico Walkman. O grande problema é que este aparelho usava fitas, enquanto todos na época compravam apenas CD’s.


Ou seja, o surgimento do Discman resolveu um problema importante, oferecendo uma solução excelente na época. Se avançarmos um pouco mais, podemos enxergar o mesmo processo com a criação dos aparelhos de MP3 e o iPod, produtos inovadores que deram vida às músicas baixadas na internet.


Mas calma, você não entrou no link errado, este realmente é um texto sobre medicina e residência médica!


Sabe por quê?


Porque os processos e práticas na medicina - incluindo a preparação para as provas de residência - também são afetados por esse ciclo incessante de criação de soluções e surgimento de problemas.


No início dos anos 2000, um médico atualizado era aquele que assinava ou consultava em bibliotecas as principais revistas científicas mundiais e participava de congressos em diversos locais. Além de caro, o processo de atualização envolvia uma enorme retenção de conteúdo, já que não havia a facilidade de computar e acessar precisamente as informações desejadas.


Nessa mesma época, estudar para as provas de residência era um grande desafio. Antes do surgimento dos cursinhos preparatórios, a melhor maneira de se preparar para os concursos era estudar clínica médica pelo Harrison, cirurgia pelo Sabiston, pediatria pelo Nelson e assim por diante.


Estudar preventiva? Não sei, dizem as más línguas que ninguém estudava.


Ou seja, era um período de escassez de informações e conteúdos minimamente didáticos e acessíveis, seja para a prática ou prova de residência.


Este era o grande problema, que foi brilhantemente resolvido com o surgimento dos periódicos online, de sites como o Uptodate, além, claro, dos cursinhos de residência.


Porém, isso já faz mais de uma década…


A evolução tecnológica e diversas iniciativas elogiáveis nos trouxeram aos dias de hoje, em que a escassez de informações e conteúdos ficou no passado. Pelo contrário, vivemos agora em um excesso de conteúdos, bons e ruins.


Obviamente, isso não ocorre apenas na medicina e basta você digitar alguma coisa no Google ou Youtube para ter certeza do que estou escrevendo. Existe conteúdo de sobra por aí.


De uma forma geral, isso é uma excelente notícia, assim como foi o surgimento do Discman. Porém, como mostrei no início do texto, para toda solução criada aparecem problemas a serem resolvidos.


O Discman era muito grande e não tocava músicas em MP3.


Já o excesso de informações e conteúdos gera confusão, falta de foco e direcionamento.


O grande risco atual é tentar absorver tudo sem organização e acabar faltando tempo e sobrando estresse.


A preparação tradicional para as provas de residência ainda não conseguiu resolver esses problemas: o excesso de conteúdos, sem foco e sem tempo, gera confusão, insegurança e ansiedade. As pessoas estão se sentindo perdidas, o que pude atestar por experiência própria e também no convívio com mentorandos.


O desafio atual não é necessariamente criar o material infalível, mas sim criar uma organização efetiva, com direcionamento e que permita as revisões dos conteúdos. O diferencial não é mais o material que você está usando, mas sim a metodologia que está seguindo.


Afinal, seja no Walkman, Discman ou iPod, o conteúdo é sempre música. A revolução está no modo que ela é tocada.


Caso queira entender, detalhadamente, a nossa metodologia de estudos e como você pode replicar facilmente, inscreva-se no nosso workshop online e gratuito. Serão 4 aulas em que dissecaremos a estratégia que utilizamos para passar nas primeiras posições de diversos concursos pelo país, como USP-SP, Hospital Israelita Albert Einstein, SUS-SP, etc.


Bons estudos!