JJCAST

Revisando com Questões: Climatério

Nesse episódio, questões comentadas das instituições: SCMSP, UNICAMP, USP-SP, UFSC.

Gravado por Eduardo Côrtes em 20 de Julho de 2020

Bem vindo ao Podcast Revisando com Questões, a nossa série semanal de questões de provas de residência médica, de grandes instituições do país, comentadas ao melhor estilo JJ Mentoria de estudar.

O tema dessa semana é Climatério e teremos questões das seguintes instituições: SCMSP, UNICAMP, USP-SP, UFSC.

Confira os enunciados das questões na íntegra:

SCMSP
Mulher, 55 anos, com menopausa aos 50 anos, procura serviço de ginecologia com queixa de ondas de calor e secura vaginal. Nos antecedentes pessoais ela refere tratamento prévio para câncer de mama há seis anos e realizou uma histerectomia total abdominal devido a uma hiperplasia endometrial sem atipias há 2 anos. Sobre o manejo dos sintomas vasomotores dessa paciente, assinale a alternativa correta:

a) A terapia padrão ouro para o caso acima seria o uso de reposição hormonal com o uso de estrogênio equino conjugado isolado, uma vez que a paciente não apresenta útero.
b) A paciente está fora da janela de oportunidade, sendo assim, o maior malefício de introdução da terapia de reposição hormonal seria o aumento do risco cardiovascular.
c) Pelo fato de a paciente apresentar antecedente câncer de mama pode-se tratar a atrofia genital da mesma com o uso do estrogênio equino conjugado vaginal.
d) Devido ao câncer de mama, está contraindicada a terapêutica hormonal sistêmica, dando-se preferência à terapêutica com antidepressivos para os sintomas vasomotores.

UNICAMP
Mulher, 49a, relata que há 9 meses iniciou quadro de irregularidade menstrual. Inicialmente o intervalo entre os sangramentos diminuiu, e após, notou aumento do intervalo entre as menstruações. Encontra-se há 4 meses sem menstruar. Queixa-se desde então períodos de intensa sudorese, associados a rubor e calor facial. A hipótese e os exames complementares para o diagnóstico são:

a) Síndrome do climatério; dosagens de FSH e estradiol séricos.
b) Menopausa; dosagens de Prolactina e FSH séricos.
c) Síndrome do climatério; desnecessários exames complementares.
d) Menopausa, dosagens de FSH e TSH sérico.


USP-SP
Mulher de 54 anos de idade procura atendimento pois deseja terapia de reposição hormonal. Tem dois partos vaginais prévios. Suas menstruações cessaram há 1 ano e vem apresentando sudorese noturna progressiva e ressecamento genital há 6 meses. Não tem antecedentes mórbidos relevantes e não faz uso de medicamentos. Dada a preferência da paciente em não utilizar medicamentos orais, você prescreve estrogênio natural em formulação transdérmica. Qual das alternativas abaixo apresenta um benefício da via de administração transdérmica em comparação à reposição hormonal por via oral?

a) Não haver necessidade de associação com progesterona.
b) Permitir que a primeira passagem hepática reduza efeitos adversos.
c) Promover menor interferência no metabolismo lipídico.
d) Não aumentar o risco de câncer de mama.


UFSC
No acompanhamento da mulher no climatério, qual o perfil de maior risco para osteoporose?

a) Obesas e com história de síndrome dos ovários policísticos.
b) Multíparas e com uso crônico de estrógenos.
c) Magras e sedentárias.
d) Com menarca precoce e menopausa tardia.
e) Negras e com sobrepeso.


Essas foram as questões comentadas da série Revisando com Questões desta semana. Conte-nos o que você achou nos comentários! Sua opinião é muito importante para nós!


Olá, O que você achou deste conteúdo? Conte-nos nos comentários!