JJCAST

Revisando com Questões: Diabetes na Gestação

Nesse episódio, questões comentadas das instituições: UNESP, AMRIGS, UERJ e UFPR.

Gravado por Eduardo Côrtes em 13 de Janeiro de 2020

Bem vindo ao Podcast Revisando com Questões, a nossa série semanal de questões de provas de residência médica, de grandes instituições do país, comentadas ao melhor estilo JJ Mentoria de estudar.

O tema dessa semana é Diabetes na Gestação e teremos questões das seguintes instituições: UNESP, AMRIGS, UERJ e UFPR.

Confira os enunciados das questões na íntegra:

UNESP
Tercigesta de 33 anos apresenta nos exames de primeiro trimestre glicemia de jejum de 95 mg/dL. AP: dois partos vaginais prévios. O diagnóstico e a conduta são:

a) Diabetes gestacional; orientação nutricional.
b) Glicemia de jejum alterada; solicitar imediatamente GTT 100 g.
c) Glicemia de jejum normal; solicitar GTT 75 g com 24 semanas.
d) Glicemia de jejum normal; solicitar nova glicemia de jejum com 24 semanas.


AMRIGS
Primigesta de 38 anos, com 30 semanas de gestação, tem o diagnóstico de Diabetes Melito gestacional estabelecido nesse momento. Em relação ao tratamento, analise as assertivas abaixo: I. O controle dietético deve ser a primeira intervenção. II. Quando o tratamento farmacológico for necessário, a metformina pode ser uma alternativa à insulina. III. A insulinoterapia é o tratamento-padrão e deve ser usado na falha de controle glicêmico. Quais estão corretas?

a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas I e III.
e) I, II e III.


UERJ
Gestante de 28 anos realizou TOTG com 26 semanas, que apresentou o seguinte resultado: jejum = 97; 1h = 190; 2h = 167. Uma complicação esperada durante o período grávido-puerperal (gravidez, parto e puerpério) é:

a) Morte fetal súbita.
b) Malformação fetal.
c) Distócia de espáduas.
d) Restrição de Crescimento Intrauterino.


UFPR
Secundigesta primípara, 32 anos, 36 semanas gestacionais confirmadas por cronologia e ecografia de primeiro trimestre, apresenta quadro de diabetes desde os 25 anos de idade, controlando bem seus níveis glicêmicos com associação de NPH e Regular, num total de 80 unidades dia de ambas as insulinas. Há 5 dias vem apresentando quadro de hipoglicemia, indicando necessidade de redução das doses de insulina. A hipótese diagnóstica que pode explicar a ocorrência de hipoglicemia é:

a) Hiperinsulinismo fetal.
b) Insuficiência placentária.
c) Hipoinsulinismo fetal.
d) Insulino-resistência.
e) Polidramnia.

Essas foram as questões comentadas da série Revisando com Questões desta semana. Conte-nos o que você achou nos comentários! Sua opinião é muito importante para nós!


Olá, O que você achou deste conteúdo? Conte-nos nos comentários!