JJCAST

Revisando com Questões: Trauma Abdominal

Nesse episódio, questões comentadas das instituições: UNICAMP, UFRN, UNESP e SUS-SP.

Gravado por Eduardo Côrtes em 23 de Setembro de 2019

Bem vindo ao Podcast Revisando com Questões, a nossa série semanal de questões de provas de residência médica, de grandes instituições do país, comentadas ao melhor estilo JJ Mentoria de estudar.

O tema dessa semana é Trauma Abdominal e teremos questões das seguintes instituições: UNICAMP, UFRN, UNESP e SUS-SP.

Confira os enunciados das questões na íntegra:

UNICAMP
Homem, 19a, chega à Unidade de Emergência, vítima de ferimento por arma branca em região torácica anterior direita (terceiro espaço intercostal) e em região periumbilical esquerda. Exame físico: Consciente; PA = 100 x 60 mmHg; FC = 92 bpm; FR = 22 irpm; oximetria de pulso 93% (com máscara de oxigênio); tórax: timpanismo à percussão torácica e murmúrio vesicular diminuído à direita; abdome: dor à palpação difusa com sinais de irritação peritoneal. A conduta é:

a) Punção de tórax e tratamento não operatório do ferimento abdominal.
b) Toracotomia direita e laparotomia mediana.
c) Tomografia computadorizada de tórax e abdome.
d) Drenagem de tórax e laparotomia mediana.


UFRN
Jovem, obeso, vítima de queda de motocicleta, chega ao PS agitado. Informa que o paciente foi encontrado consciente, com escala de coma de Glasgow de 15, relatando apenas dor abdominal no momento da abordagem e, no caminho, começou a ficar agitado. Não há relato de perda de consciência. Durante o transporte, que durou, aproximadamente, 1 hora, recebeu cerca de 1.000 ml de Ringer lactato (acesso venoso difícil em virtude da obesidade). Ao exame: vias aéreas pérvias; respirando, taquipneico; FC 120 bpm; pulsos finos; pálido; PA 80 x 30 mmHg; Glasgow - 10 (AO = 2, RV = 3, RM = 5) e; marcas do guidão da motocicleta no abdome. Ao exame físico, abdome aparentemente flácido, não se percebendo qualquer alteração; pelve estável. Radiografias de tórax e bacia, feitas na sala de trauma, normais. Além de repor a volemia, a próxima conduta deve ser realizar:

a) TC de abdome e laparotomia, se positivo.
b) Avaliação da neurocirurgia e TC de crânio.
c) FAST ou lavado peritoneal e laparotomia, se positivo.
d) Drenagem bilateral de tórax.


UNESP
Homem de 48 anos, vítima de acidente automobilístico, deu entrada no PS consciente, orientado, com queixa de dor abdominal principalmente em hipocôndrio direito. Exame físico: descorado (+/4+), PA 90 x 60 mmHg, FC 114 bpm. Após avaliação inicial e infusão de 3 litros de cristaloide, paciente apresentou estabilidade hemodinâmica. Tomografia de abdome: hematoma subcapsular no segmento VI e laceração no segmento VII de 3 cm de extensão e 3 cm de profundidade, com líquido peri-hepático e na goteira parietocólica direita, em pequena quantidade. A conduta é

a) Observação em regime de UTI com controle seriado de Hb e Ht.
b) Laparotomia exploradora.
c) Videolaparoscopia.
d) Observação na sala de emergência e repetição da tomografia de abdome em 8 horas.


SUS-SP
Um paciente de 23 anos de idade, vítima de ferimento por arma branca em briga de rua, chega ao pronto-socorro trazido pelo resgate, todo imobilizado. Está consciente e orientado (Glasgow 15), normal hemodinamicamente, apenas um pouco assustado e taquipneico. O murmúrio vesicular está diminuído em hemitórax esquerdo. Tem ferimento único, por arma branca, em hemitórax esquerdo, logo abaixo da linha mamilar. Não sangra nem tem saída de ar. Não se acham outras lesões nem alterações ao exame físico. O FAST - Focused Assessment with Sonography for Trauma não detectou alteração no pericárdio. Drenado o tórax, houve saída de 300 mL de sangue. O dreno oscila bem e borbulha um pouco. Conduta mais adequada:

a) Observação clínica rigorosa, com FAST seriado.
b) Laparoscopia diagnóstica/terapêutica.
c) Toracotomia anterolateral esquerda.
d) Laparotomia exploradora.
e) Tomografia de tórax e abdome.


Essas foram as questões comentadas da série Revisando com Questões desta semana. Conte-nos o que você achou nos comentários! Sua opinião é muito importante para nós!

Olá, O que você achou deste conteúdo? Conte-nos nos comentários!