JJCAST

Revisando com Questões: Tumores de Ovário

Nesse episódio, questões comentadas das instituições: SUS-SP, UFPR, SES-GO e UNICAMP.

Gravado por Eduardo Côrtes em 10 de Fevereiro de 2020

Bem vindo ao Podcast Revisando com Questões, a nossa série semanal de questões de provas de residência médica, de grandes instituições do país, comentadas ao melhor estilo JJ Mentoria de estudar.

O tema dessa semana é Tumores de Ovário e teremos questões das seguintes instituições: SUS-SP, UFPR, SES-GO e UNICAMP.

Confira os enunciados das questões na íntegra:

SUS-SP
Paciente de 28 anos de idade, usuária de método contraceptivo injetável, com dor súbita e lancinante em fossa ilíaca esquerda, que começou há 1 hora, procura atendimento médico. Ao exame, está normotensa, afebril e taquicárdica, com sinais de abdome agudo. O toque vaginal evidencia intensa dor à mobilização do colo, palpando-se massa dolorosa de 10 cm na região anexial esquerda. A ultrassonografia mostra formação heterogênea, com calcificações e sombra acústica, com 9 cm, ocupando a região anexial esquerda. Há pequena quantidade de líquido livre na pelve. O diagnóstico mais provável é

a) Abscesso tubo-ovariano.
b) Aborto tubário.
c) Torção anexial.
d) Cisto hemorrágico do ovário.
e) Gravidez tubária rota.


UFPR
Uma jovem de 22 anos vem ao consultório preocupada, pois a sua avó acaba de falecer de um câncer de ovário, aos 72 anos de idade. Você explica para a paciente sobre os fatores de risco e prevenção do câncer de ovário. Assinale a alternativa que reduz o risco de câncer de ovário.

a) Nuliparidade.
b) Uso de medicações para induzir ovulação.
c) Menopausa tardia.
d) Uso de anti-inflamatórios não hormonais.
e) Uso de contraceptivos hormonais.


SES-GO
Embora não sejam fundamentais para o diagnóstico dos tumores ovarianos, os marcadores tumorais são de grande valia no seguimento desses tumores. Em relação ao tipo histopatológico e aos marcadores tumorais, tem-se que:

a) O CA-125 é marcador de tumores epiteliais.
b) O CEA é marcador dos disgerminormas.
c) A alfafetoproteína é marcadora dos tumores do seio endodérmico.
d) Os esteróides sexuais são marcadores dos tumores embrionários.


UNICAMP
Mulher, 48a, G2P2, ciclos menstruais normais, sem comorbidade, é submetida à laparoscopia para avaliação e retirada do anexo esquerdo, que apresenta ao exame de ultrassonografia uma imagem heterogênea, sólido-cística, de 9 cm no seu maior diâmetro. O cirurgião realiza salpingo-ooforectomia esquerda, com diagnóstico histológico de carcinoma seroso de ovário de alto grau. A CONDUTA É:

a) Seguimento ambulatorial, com marcadores tumorais séricos.
b) Realização de quimioterapia com platina.
c) Realização de salpingo-ooforectomia contralateral.
d) Realização de cirurgia de estadiamento.



Essas foram as questões comentadas da série Revisando com Questões desta semana. Conte-nos o que você achou nos comentários! Sua opinião é muito importante para nós!


Olá, O que você achou deste conteúdo? Conte-nos nos comentários!